5 hábitos saudáveis para melhorar sua autoestima
Pessoas com baixa autoestima podem desenvolver ansiedade ou depressão devido a uma diminuição do senso de valor. Isso pode dificultar a busca de seus objetivos e pode até levar a efeitos negativos em seus relacionamentos. Por isso separamos alguns hábitos saudáveis para melhorar sua autoestima na sua rotina.
Cuidar bem da saúde é vital para todos
Ser ativo e ter uma alimentação saudável são ótimas maneiras de aprender a gostar mais de si mesmo e ter confiança ao se olhar no espelho. Em vez de pão, escolha frutas em vez de biscoitos; troque alimentos gordurosos ou fritos por alternativas mais saudáveis. Logo você se sentirá melhor e com mais energia trocando opções não saudáveis por outras nutritivas.
Portanto evite alimentos congelados e industrializados, pois com uma boa alimentação você terá mais energia e disposição, além da melhoria do seu corpo e pele.
Encontre prazer nas atividades que você faz
Aprender a curtir sua companhia, aprender a tocar um instrumento, cantar ou dançar melhora a sua sensação de segurança. Praticar exercícios físicos, alguma arte marcial, pois além de auxiliar sua saúde, pode ser uma ótima maneira de ganhar confiança e fazer novos amigos.
Se matricular em um novo curso também pode aumentar sua autoestima além de trazer uma nova habilidade profissional ou um hobbie. Além disso, essas atividades podem te dar “desculpas” para sair de casa e cuidar mais da sua aparência.
Transforme a maneira de falar e pensar
As pessoas que usam frases como “eu não deveria” ou “eu não deveria” dão a impressão de que não têm controle sobre suas ações. Em vez disso, as pessoas devem usar frases como “eu escolho” ou “eu decido”, que demonstram total segurança e autoconfiança. Isso aumenta a autoestima, dando a impressão de autoridade sobre as decisões da vida.
Evite os pensamentos direcionados ao negativo, bem como balbuciar palavras negativas ou xingamentos.
Seu estilo de roupa
Mudanças na aparência externa do corpo podem alterar o interior de uma pessoa. Por isso, usar roupas que façam você se sentir bem consigo mesmo ao sair de casa pode ajudar a manter sua autoestima. Busque por seu estilo.
- Leia também 6 dicas de como se vestir melhor
Evite muita auto cobrança
Quando alguém acredita que qualquer projeto ou empreendimento deve ser bem-sucedido sem erros, isso pode exercer uma enorme pressão sobre a pessoa. Se algo der errado, ela pode se culpar e se sentir mal consigo mesmo.
As pessoas devem se lembrar que sempre há uma chance de que as coisas não saiam como planejado. Elas também devem saber que, mesmo que fracassem, ainda há muito o que melhorar, pois o aprendizado é algo constante.
Delegar responsabilidades e distribuir o trabalho ajuda a pessoa a focar melhor em um único objetivo, diminuir a pressão e aumentar a autoestima. Isso leva a melhores chances de alcançar o objetivo.
Por fim esteja ciente sobre a autocompaixão, ela é uma alternativa melhor ao autojulgamento. Foque em aprender sobre si. A autocompaixão é a prática de aceitar e cuidar de si mesmo. É importante ser honesto e compassivo ao se avaliar. Quando a vida fica difícil, não devemos nos repreender por nossos fracassos ou erros. Em vez disso, devemos nos encorajar e seguir em frente, aprendendo com o que passou e focar em o que pode ser melhor.
Esteja com pessoas que oferecem coisas positivas, não de forma material, mas com os ideias de vida que você busca. Procure por ambientes que lhe deem espaço para crescer, apoiar e encorajar. Não tenha medo de ajustar seus relacionamentos e remover as pessoas que o culpam, envergonham ou criticam.
Veja mais sobre desenvolvimento pessoal
Pingback: Saúde em Primeiro Lugar: Um guia prático para uma vida saudável
Pingback: Quando você decide ter paz para viver - Recanto da Bia
Pingback: Seja você a sua prioridade - Recanto da Bia
Pingback: Veja como criar novos hábitos em poucos dias - Recanto da Bia