Como diminuir a sensação de ser insuficiente?
É, muitos nos sentimos assim, insuficientes para vida, para o próximo, para si. Seja no trabalho, seja em algum relacionamento, seja nos estudos, lazer ou rotina. Essa sensação, se persistente, pode desencadear um quadro depressivo então devemos nos cuidar quando estamos em uma crise de insuficiência perante a vida.
Essa sensação de não encontrar seu lugar, ou alguém com que você possa compartilhar, é algo que vai te consumindo e chegamos a um ponto onde fica mais persistente esse sentimento e então devemos tomar uma providencia, e normalmente esta acompanhado de alguma frustação intensa.
Mas como diminuir a sensação de ser insuficiente?
Recentemente tive essa crise, e pude contar com uma única pessoa para melhorar: Eu mesma! Então resolvi compartilhar o que eu fiz nesse momento critico.
Sabemos que isso não é algo simples de fazer, pois essa sensação de ser insuficiente te desanima de tudo que precisa ser feito, então o primeiro ponto, antes de qualquer coisa, é tomar coragem e fazer algo. Sim, você vai precisar de força de vontade (e não é algo fácil, eu sei).
No meu caso, a primeira coisa que fiz foi realizar umas atividade simples como lavar a louça, aguar as plantas e uma caminhada. Faça algo onde você possa dedicar seus pensamentos nessa atividade e parar de pensar nos gatilhos que te trouxeram até aqui.
Faça “uma pausa” da rotina também, na medida que for possível, tome um banho mais longo e relaxado e faça uma alimentação que você mesmo preparou. Assistir um filme ou ouvir uma música que você se sente bem vai ajudar a estabilizar seus pensamentos e seu sistema nervoso (sim, em alguns casos você pode estar pensativo que todo seu corpo pode estar contraído).
O que fazer para não voltar a esse sentimento de insuficiente?
Saber quais são seus gatilhos é bom para que você possa trabalhar isso. A ajuda de um especialista (como um psicólogo) vai ter ajudar a se entender e o que fazer para melhorar sua qualidade de vida.
Saiba que você não esta sozinho. Mas é preciso entender que não podemos ficar criando expectativas e nem esperar que as pessoas façam o que é certo para você, afinal, cada pessoa é um mundo de sentimentos, sensações e experiências.
Eu estou buscando viver de forma mais leve a cada dia, sem esperar nada de ninguém e me cobrando menos, para que eu possa alcançar os objetivos que tracei para mim.
E de coração eu espero que você encontre seu espaço, seu caminho, sua determinação. E acredite que você é grande da forma que é, acredite em si mesmo!
Este texto, como diminuir a sensação de ser insuficiente, é de minha autoria e das minhas experiências, sem pesquisa cientifica ou estudos realizados.
Veja mais sobre desenvolvimento pessoal