Desenvolvimento pessoal

Como lidar com as expectativas criadas?

Muitas pessoas criam expectativas em momentos ou situações que podem ou não envolver outro alguém. Então como podemos lidar com as expectativas criadas?

Por exemplo: você está ansioso para viajar e fica imaginado como vai ser essa viagem, de modo que cria expetativas em cima disso, e acabado por não aproveitar o momento.

Outro exemplo: Você tem expectativas sobre sentimentos de uma pessoa em relação a ti, imaginado o que a pessoa pensa ou o que faria contigo, aumentando sua ansiedade.

Significado de expectativa é uma situação em que alguém espera que alguma coisa aconteça ou a probabilidade dela acontecer em um determinado momento, tendo sintomas de ansiedade.

Por que expectativas são ruins?

Na verdade, queremos fugir das expectativas por medo da frustração. Temos medo de sofrer. Temos medo de ficar tristes. Não queremos passar por coisas ruins, sentir dor e saudades. Claro que não queremos. Mas nada disso pode ser evitado porque são coisas normais em nossa condição humana.

As expectativas estão fora de nosso controle. Criamos quase que automaticamente, tudo o que fazemos é tentar não sofrer com eles. Então o importante é aprendermos a lidar com ela e deixar a vida fluir.

Veja os passos de como lidar com as expectativas criadas

1- Sonhe com “pé no chão”

Primeiramente pense em como seria sua vida se você superasse suas expectativas reais e possíveis. Tenha seus objetivos, mas pense sempre que existe a possibilidade de eles não serem alcançados.

2- Respeito à individualidade

Em suma é melhor concentrar-se em cuidar de si mesmo e evite atribuir ou assumir a responsabilidade pelas expectativas e atitudes dos outros. Saiba que não existe roteiro de relacionamentos perfeitos.

3- Seja resiliente

Nesse sentido aprenda a se adaptar a lugares e pessoas e evite o apego. Viva um dia de cada vez, e não cobre da outra parte mais do que ela tem a oferecer. Conte com surpresas e fracassos vivendo cada momento.

4- Enfrente o fracasso

Saiba reconhecer seus erros e enfrentar o fracasso e a perda. Dê um passo para trás, analise os fatos e aprenda com seus erros. Só assim você pode se levantar novamente.

5- Faça o bem

Ajude os outros, mas nunca espere nada em troca. Faça isso com o seu coração.

Em suma que tal você não sentir de forma parcelada e sim sentir o que você criou de uma vez, assumindo para si mesmo? Assim você não fica acumulando aquele pensamento de que não está criando-a, sendo mais fácil de superar de uma vez.

Veja mais sobre desenvolvimento pessoal

Bia

Amante de livros e de música. Gosto de aproveitar o que o mundo tem de melhor, em companhia ou sozinha sigo sorrindo para o universo e seguindo