Desenvolvimento pessoal

Como construir sua autoconfiança

Manter um alto nível de confiança e autoestima já é bastante difícil em circunstâncias normais. Em certos momentos, as coisas tendem a piorar quando aumenta a insegurança. As mulheres em geral enfrentam mais desafios, pois precisam conciliar a vida familiar e profissional em um território completamente desconhecido, e a maioria por ser mais sentimental. Vejamos abaixo como construir sua autoconfiança.

Aprendendo a lidar com as frustações, reconhecendo elas

Primeiramente saiba que você vai falhar e isso não é o fim do mundo.

Pensar e analisar o erro cometido ajudará a abordar os problemas subjacentes e até aprender como evitá-los. Também permite que você reformule a maneira como vê os defeitos. O fracasso ou erro costuma ser visto como algo definitivo e devastador, mas não precisamos ver dessa forma. O fracasso é apenas uma questão de perspectiva.

Para superar o erro ou fracasso você deve reconhecer como você se sente após o ocorrido – mesmo que apenas em sua imaginação. Preste atenção ao que acontece a seguir. Como você lida com a dor e a perda? Você faz tudo o que pode para minimizar ou escapar de seus sentimentos? Ou você analisa os fatos e reflete sobre o que aconteceu?

Desse modo se você decidir olhar para os fatos, considere o que causou o erro. Isso é algo que você fez (ou não) fez? Se sim, como você pode usar esse conhecimento adquirido para se preparar melhor da próxima vez? Veja cada situação de falha como uma oportunidade para aprender e reconstruir. A única falha real acontece quando você desiste.

Priorize a positividade. Entenda a voz interior negativa e pense como você pode mudá-la. Desse modo se você optar por ser positivo, poderá combater os pensamentos negativos com mais eficácia quando eles surgirem. Mas como você se mantém motivado diante dos desafios? A resposta é simples: converse consigo mesmo de uma forma que eleve sua autoestima.

Nesse ínterim se você não consegue reunir coragem internamente, não excite em buscar apoio externo de algum profissional.

Aprenda mais sobre o autocuidado!

Você é sua prioridade e como a autoconfiança deve ser aumentada, o autocuidado será essencial no processo. Ele significa cuidar do seu eu mental, físico e emocional. Então você deve praticar meditação, fazer exercícios, dizer não a coisas que não lhe trazem alegria em sua vida pessoal e profissional, descansar o suficiente, seguir uma dieta saudável e praticar a gratidão.

Aprenda também alguns truques para ser mais persuasivo. Não estou falando de coisas ruins ou manipulação, isso seria errado. Quero dizer algo que afeta as pessoas de maneira positiva na maioria dos casos. De acordo com alguns livros e estudos científicos, os princípios psicológicos da persuasão são reciprocidade, amizade, teste social, autoridade e escassez. Esses princípios incorporam a ideia de que definir uma mensagem sobre o que você deseja, em última análise, leva à autopersuasão positiva.

Não cultive a procrastinação, afinal você precisa definir suas metas e objetivos e traçar os planos para alcançar. Busque organizar sua rotina da forma mais produtiva para você mesmo. Faça exercícios físicos para ter mais disposição bem como uma boa alimentação.

Por fim seja perseverante em suas metas e planos. Construir confiança e superar o diálogo interno negativo não deve sair da sua lista de tarefas apenas uma vez. Leva tempo e prática. Faça e reflita sempre que for necessário. Conforme os dias passam, você precisa incorporar essas práticas em sua vida diária.

Portanto acredite, vale a pena melhorar sua autoconfiança. Afinal aquela voz irritante que diz que você não é capaz sempre está errada.

Veja mais sobre desenvolvimento pessoal

Bia

Amante de livros e de música. Gosto de aproveitar o que o mundo tem de melhor, em companhia ou sozinha sigo sorrindo para o universo e seguindo